A importância da disciplina

disciplina

Vários exemplos poderiam ser citados aqui para enfatizar a verdade desta máxima como a observação da atividade em uma colônia de formigas, abelhas ou outro inseto qualquer e as lições deixadas pelos grandes estrategistas militares de todas as épocas e de todos os povos.

Disciplina é uma pequena palavra de enorme importância e de enorme conteúdo, principalmente quando se fala de ambientes corporativos empresariais.

Toda empresa com pretensões de se posicionar bem no ranking precisa oferecer ao mercado a certeza de que possui uma boa estrutura organizacional e esta organização passa necessariamente por rotinas estabelecidas com base em atitudes cujas implementações acabam por serem frutos de uma boa dose de disciplina interna.

Fazer valer a disciplina significa entregar as encomendas nos prazos agendados, pagar os compromissos nas datas de seus vencimentos e arquivar cada documento no seu espaço correto. Disciplina leva a eficiência e não há caminho possível ao sucesso sem eficiência. Mesmo em casa, fora da turbulência do mundo empresarial, a disciplina é algo de grande importância.

Vejamos apenas os resultados de cultivar o hábito de fazer com que cada objeto esteja sempre guardado exatamente no mesmo lugar. Quando precisarmos do tal objeto, saberemos exatamente onde encontrá-lo e não perderemos tempo em procurá-lo pelos lugares mais descabidos. Imagine uma queda de energia nos deixar no escuro e não termos idéia de onde possa estar a lanterna ou o maço de velas e a caixa de fósforos.

Antes de nos conscientizarmos da necessidade de manter disciplina em tudo aquilo que fazemos, a coisa parece um bicho de sete cabeças, mas basta tomar a atitude de começar que, em pouco tempo, começamos a colher os benefícios e tudo se torna um hábito de rotina.

O resultado é que, com disciplina construímos um belíssimo ciclo virtuoso e, cada nova rotina introduzida nos nossos atos, nos conduz a novos desafios, novos hábitos e cada vez mais e mais disciplina.

Quando não se lembrar onde foi mesmo que deixou aquele papel importante e perder um tempão para localizá-lo, aproveite para pensar um pouquinho nisto que estamos enfocando aqui. Tente. Verá que é muito menos difícil do que imagina e perceberá quanto tempo já perdeu na vida por conta de algo tão aparentemente óbvio.

Imagem: Flickr – Galeria de Jakza

4 comentários em “A importância da disciplina”

Deixe uma resposta