O Plano de Negócio

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Encaro como um grande desafio tentar esclarecer completamente o que seja um Plano de Negócio obedecendo a proposta do blog de utilização de textos curtos e palatáveis, mas o que seria da vida sem a possibilidade de encarar e superar desafios?

Em primeiríssimo lugar, Plano de Negócio não é algo para se fazer de cabeça e guardar na memória, mas algo para ser escrito, materializado de maneira a permitir manuseio, consulta e intervenções sempre que necessário. As livrarias e a Internet são fontes imediatas para a obtenção de inúmeros modelos. O candidato a empreendedor, antes de se lançar a preencher qualquer um destes modelos deve ter uma boa dose de certeza daquilo que pretende realizar pois há modelos que se prestam melhor a este ou aquele negócio. Afinal, um bom Plano de Negócio não é algo tão complicado assim.

Muitos espertalhões se valem muito da prática de vender dificuldade para conseguir vender facilidade e se apresentam como autores de fórmulas milagrosas para atrair incautos e inseguros. A grande dica é encarar o Plano como um projeto. Existe modelo para projeto? Um projeto de uma casa de campo é igual ao projeto de um edifício urbano? Uma coisa que existe em comum entre quaisquer tipos de projeto, inclusive nosso Plano de Negócio, é a necessidade de um bom e meticuloso detalhamento.

É básico e lógico que qualquer construção deve começar pelo alicerce e seguir em frente até o último detalhe do acabamento. O que, nem sempre é tão óbvio é o fato de que o projeto deve seguir exatamente o caminho inverso. Começa-se na descrição geral do que se pretende e vai-se descendo aos detalhes até se conseguir definir e dimensionar as bases. Sem este critério organizacional, corre-se o risco de perder o foco e de se perder em descrições menos importantes, ficar girando em falso, ao invés de avançar direto ao cerne de cada questão.

Então é isso:

  1. Defina o que quer.
  2. Detalhe o produto.
  3. Detalhe o processo.
  4. Defina o local
  5. Determine o investimento
  6. Estabeleça um cronograma.

O ciclo se fecha com um certo tipo de argamassa que precisa estar presente em todas as etapas do Plano, da Execução e da Manutenção: A vontade de meter a mão na massa.

A boa notícia é que, para fazer um bom plano de negócio não existe a necessidade de ser arquiteto nem ter qualquer título universitário. Basta uma boa idéia, um pouquinho de senso de organização, capricho e uma tremenda vontade de trabalhar.

Imagem: Pensando Grande

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