Marca: A força de uma palavra

coke logo

Coca-Cola, Ford, Nestlé, Mc Donalds, Disney, General Motors, Honda, Ferrari, Boeing, Microsoft, alguém duvida da força destas palavras? E destas? Mozart, Bach, Strauss, Schubert, Chopin, Tom Jobim, Chico Buarque, Vinicius, Michelangelo, Leonardo Da Vinci, Salvador Dali, Picasso, Julio Verne, Agatha Chrystie, Dante, Camões, Thomaz Edison, Alexander Grahan Bell, Marconi, Einstein,Isaac Newton…

Quando se fala a palavra “Marca”, não necessariamente se está referindo a patentes registradas pelo mundo afora para garantir domínio e auferir receitas sobre sua utilização. Marca, na verdade, é qualquer palavra cuja menção remete o pronunciador a um determinado estado de fixação de alguma imagem, algum som, alguma situação específica.

Coca-Cola, Nestlé, Ferrari, etc remetem a imaginação diretamente aos produtos que representam. Os nomes dos mais conhecidos artistas remetem às suas obras e os dos inventores aos seus inventos mais conhecidos.

Em muitas situações o valor financeiro da marca é significativamente maior do que todo o patrimônio material que representa. Basta imaginar o que deve custar, hoje em dia, a marca Cristiano Ronaldo, Kaká, Roger Federer ou tantos outros artistas e esportistas da moda.

Importantíssimo não perder de vista a dimensão do esforço, do sacrifício, do empenho e do talento de cada um desses nomes para terem conseguido chegar ao patamar que chegaram como importantíssimo também lembrar que TODOS eles não imaginavam exatamente a altura que chegariam a atingir, quando iniciaram suas respectivas aventuras.

Como acreditar é uma palavrinha realmente mágica, sempre que iniciar qualquer negócio, não se esqueça de dedicar um carinho especial à marca que o acompanhará pela vida afora. Ela pode acabar se constituindo no seu maior bem, no seu maior patrimônio, na sua maior conquista. Alguma duvida?

Deixe uma resposta