Tudo é fácil para quem sabe

facil

Sempre que alguém me diz que algo é difícil, não há como deixar de lembrar de meu pai que vivia repetindo: – “Só existe uma coisa difícil: aquilo que você AINDA não sabe.” Esta é uma verdade contundente.

Certa vez, em meio a uma palestra, ao mencionar este ensinamento herdado do meu velho e sábio guru, percebi uma mãozinha frenética se levantar no meio da platéia que, assim que teve permissão para falar, relatou um fato real ocorrido consigo: “Ao iniciar o trabalho em um emprego novo, recebi uma tarefa e, apesar de todo o esforço dispendido para sua execução, sentia uma enorme dificuldade para executá-lo. Comecei a achar que meu emprego teria vida curta e, ao chegar em casa, me fechava em meu quarto e chorava muito. Hoje sou a chefe do setor e ensino o serviço às demais e é mesmo muito fácil agora que aprendi.”

Ora bolas, o pensamento correto sobre qualquer dificuldade deve ser sempre o de que, se alguém é capaz de fazer, eu também poderei ser. O que não se deve é procurar atalhos ilícitos para chegar aos resultados como alguns pseudo-atletas que se enchem de substâncias químicas para obter melhoria em seus desempenhos ou pseudo-alunos que se valem de meios ilegais para responder testes e avaliações.

A grande chance é ter a oportunidade de receber as primeiras orientações de alguém capaz de eliminar o medo do desconhecido e conseguir demonstrar que o bicho não tem tantas cabeças assim. Ao aprender algo de novo, é importante ter esta orientação inicial vinda de alguém que esteja realmente comprometido em passar a informação de maneira correta e sem mistérios ou omissões.

Para a maioria dos alunos que sentem grandes dificuldades em matemática, com um pouquinho de conversa, acaba-se descobrindo a existência de alguma “Tia Maricota”, lá no início de tudo, que fazia da matemática um monstro horrendo. Ainda hoje não é raro encontrar pseudo-professores que, aproveitando a fama da disciplina, transformam coisas simples e até óbvias da matemática em tamanha complicação que fazem os pobres discípulos julgá-los gênios por serem capazes de entender algo “tão difícil”.

Ora bolas, se até aquele ali sabe isto, eu também posso saber. Não é claro? Viu só? Evidentemente, sempre haverá algo mais ou menos trabalhoso para ser dominado mas, sempre será fácil depois de aprendido. Obrigado, guru.

Imagem: UFMG

Deixe uma resposta