Como empreender ao sair da faculdade

A primeira dificuldade do jovem é decidir o que vai ser quando “crescer”.

A profissão da moda hoje, poderá nem existir mais amanhã. O que existirá ao final dos poucos anos de faculdade?

Não seria interessante repensar todo o processo de formação?  Por que não desenvolver o cidadão em nível superior dando-lhe os fundamentos atualizados com o mundo em que vivemos, ajudando-o a entender os processos e preparando-o para encarar o momento de tão importante tomada de decisão?

Na luta pela sobrevivência e pela auto-sustentação, algumas palavras-chave foram assumindo posições de destaque no cotidiano daqueles que acabavam de sair de uma universidade em busca de oportunidades de ganhar o seu sustento como: emprego, empregabilidade e trabalhabilidade (ou, para alguns, trabalhidade), sem se esquecer da atualíssima sonhabilidade.

O desenvolvimento de nossa análise passará invariavelmente pela tradução de cada uma dessas palavras e suas verdadeiras conotações dentro da realidade econômico-empresarial de nosso país. Para que se possa estudar empreendedorismo com sucesso é preciso perceber a rigorosa necessidade de engajamento nos conceitos de educação continuada.

A velocidade da evolução tecnológica, bem como de outras evoluções paralelas como a política e a social, exigem que os participantes estejam permanentemente atentos ao que acontece ao seu redor e mesmo ao que acontece remotamente mas que possa ter influência no seu dia-a-dia.

Não é a toa que se afirma que um dos bens mais valiosos da atualidade é a informação, haja vista os investimentos que se observa neste setor.  Gigantes lutam entre si para apresentar a mais eficiente maneira de levar informação rápida e confiável a onde quer que seja necessário.  Entretanto, este frenesi pela novidade, pela inovação, pela modernidade acaba gerando vazios que se transformam em verdadeiros nichos de oportunidades a empreendedores atentos.

Deve-se ser ágil quando se decide realizar qualquer empreendimento. Deixar para depois pode ser a diferença entre o fracasso e o sucesso e isso é crescentemente fundamental para se alcançar os objetivos.

Preguiça é palavra morta no dicionário do empreendedor. A decisão de empreender exige determinação e agilidade, o que não deve ser confundido com pressa, que é a verdadeira inimiga da perfeição.  Sem pressa, no próximo artigo continuaremos a desenvolver este tema.  Até lá.

Deixe uma resposta